GENovaFamília| Pai Carlos D'Oxossi* <data:blog.pageTitle/> cursor

domingo, 12 de outubro de 2008

DIA DA PADROEIRA DO BRASIL


Sincretizada como OXUM!


NOSSA SENHORA APARECIDA

Nossa Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente!Tende compaixão do vosso povo!Socorrei os pobres!Consolai os aflitos!Iluminai os que não têm fé!Convertei os pecadores!Curai os nossos enfermos!Protegei as criancinhas!Lembrai-vos dos nossos parentes e benfeitores!Guiai a mocidade!Guardai nossas famílias!Visitais os encarcerados!Norteai os navegantes!Ajudai os operários!Orientai o nosso Clero!Assisti os nossos bispos!Conservai o Santo Padre!Defendei a Santa Igreja!Esclarecei o nosso Governo!Ouvi os que estão presentes!Não vos esqueçais dos ausentes!Paz ao nosso povo!Tranqüilidade para a nossa terra!Prosperidade para o Brasil!Salvação a nossa Pátria!Senhora Aparecida, o Brasil vos ama, o Brasil em vós confia!Senhora Aparecida, o Brasil tudo espera de vós!Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama!Salve, Rainha!
Que assim seja!





OXUM





Oxum é orixá das águas doces, dos rios, regatos e igarapés.
Acolhe, no seu regaço, as chuvas de Nanã e também os veios d'água das profundezas do subsolo.
É o orixá da mansidão, da maternidade, da cria, dos valores familiares, pugnando, com serenidade, pela concórdia da família universal, enlaçando-a com doçura a verdadeira afeição.
Seus "filhos de cabeça" são extremados na devoção religiosa e corretos na vida familiar.
É comum dizer-se que Yemanjá alenta a criação e preside a gravidez, mas é Oxum quem concebe e é a criadora.
Seus devotos possuem um alto espírito de religiosidade, de ternura, tolerância e compreensão para com os defeitos alheios. Sacrificam-se pelos filhos até a última instância.
Honesta em todos os sentidos, cumpridora de suas obrigações no campo social, principalmente no lar.
Gostam, perdidamente, de crianças.
No plano mental, o orixá dá aos seus tutelados uma percepção brilhante dos fatos.
São simples, distintos e procuram aliar os vôos do pensamento filosófico ao prático habitual e, sobretudo, útil a todos.
Dão ótimos professores, administradores.
Como segundo Orixá de Cabeça, Oxum dá tranqüilidade e confiança e êxito principalmente com os Orixás Ogum e Xangô.
Ainda no plano mental, esse Orixá imprime a seus filhos uma acuidade de prever acontecimentos.
Sensíveis e resignados, esquecem, com facilidade, as ofensas recebidas procurando, inclusive, reatar laços de amizade já que fazer amigos duradouros é sua tendência natural.
Quando ricos, são simples e acolhem os parentes mais pobres ou em dificuldades.
Estão sempre à frente nos serviços de filantropia sem procurar aparecer na imagem enganosa de "pessoa boníssima" ou de "bom moço".
Extremados por um ideal, seguem facilmente os líderes ou causas ideológicas.
Oxum traz o privilégio da fecundidade da abundância e até da riqueza, seja no plano físico, nos sentimentos, seja no plano mental das elucubrações originais e proveitosas a todos.
A nível negativo são preguiçosas, negligentes, omissas, desalinhadas e não muito cuidadosas com a própria aparência.
Chegam mesmo à falta de higiene com o corpo e com o lugar onde habitam.
Choram por nada.
Reclamam de coisas de que não cuidaram no devido tempo.
Emotividade exagerada, piegas, sensualismo degradante, fanatismo, obsessão e intolerância



COMPORTAMENTO



Segunda esposa de Xangô, tendo vivido em outras épocas com Ogum e Oxóssi.
Sua morada é nas cachoeiras e rios de água doce, onde costumam lhe entregar comidas e presentes. Na África é chamada Iyalode, cargo ocupado pela mulher mais importante da cidade.
Foi rainha de Oyó, onde as mulheres que queriam engravidar procuravam-na, sendo respeitadíssima como feiticeira. Como todos os outros orixás, existem diversos tipos de Oxuns, de acordo com a proximidade de uma tribo ou a profundidade do rio. Oxum pode ser maternal, jovem feiticeira ou uma guerreira.
Mãe da água doce, deusa da candura e da meiguice, dona do ouro. Oxum é a rainha do Ijexá. Orixá da prosperidade, da riqueza, ligada ao desenvolvimento da criança ainda no ventre da mãe.
Oxum exerce uma ampla influência no comportamento dos seres humanos, regendo principalmente o lado teimoso e manhoso, além daquele espírito maquiavélico que existe em todos nós.
No bom sentido, Oxum " é o veneno das palavras", é o modo piegas das pessoas, é a forma "metida", esnobe apresentada principalmente pelo sexo feminino. É o cochicho, o segredinho, a fofoca.
Está encantada nas conversas, nos risinhos, nos comentários, nas intriguinhas.
Rege o charme, o it, a pose; tudo que está ligado à sensualidade, sutileza, ao dengo, sendo o sexo feminino o mais influenciado.
É o flerte, o carinho. É o amor puro, real, maduro, solidificado, sensível, não chegando a ser a paixão.
É o amor verdadeiro; ela propicia e alimenta este sentimento nos homens, fazendo-os ser mais calmos e românticos.
É a deusa do amor.
Oxum está muito intimamente ligada à magia, pois é a divindade africana mais ligada às yámi oxorongá, feiticeiras, bruxas.
Com elas aprendeu a arte da magia, estando esta arte ligada ao amor.
Regente do ouro, ela está presente e se encanta em joalherias e outros lugares onde se trabalha com ouro, seu metal predileto e de regência absoluta.
É a protetora dos ourives.
É o próprio ouro.
A regência mais fascinante de Oxum é o processo de fecundação.
Na multiplicação da célula mater, Exu entrega a regência para Oxum que vai cuidar do embrião, do feto, até o nascimento.
É Oxum que vai evitar o aborto, manter a criança viva e sadia na barriga da mãe, onde no nascimento a entrega para Iemanjá, que lhe dará destino.



ORAÇÃO DE OXUM



"Orá iiê Oxum, Salve dourada senhora da pele de ouro,benditas são suas águas, e essas mesmas águas lavam meu ser, e me livram do mal. Oxum, Divina Rainha, bela orixá,venha a mim caminhando na Lua cheia.Traga mãe, em suas mãos, os lírios do amor e da paz. Torne-me doce, sedutora, suave, como és. Mamãe Oxum, me proteja, orixá.Que o amor seja constante em minha vida.Que eu possa amar a tudo que existe.Me proteja contra as mandigas e feitiçarias. Dê a mim o néctar da sua doçura. E que eu consiga (faça o pedido). Mãe de ouro, da beleza e do amor, senhora do mais puro Axé, valha-me hoje e sempre. "
Saudação : Ai iê ieu Mamãe Oxum




"Anuncia sua presença com um zumbido anasalado"




Guias as contas de sua guia são: Amarelas.




Símbolo: Leque (Abebé) com Estrela, Espelho; um coração do qual nasce um rio.





Domínio: Água Doce





Cor: Amarelo-Ouro




Pedra: Topázio (amarelo e azul).




Metal: Ouro




Saúde: Órgãos reprodutores (femininos), coração.




Planeta: Vênus (Lua)




Comida ritualística: Feijão fradinho cozido em água pura sem sal. Coloca-se, numa tigela de louça branca, uma camada alface lisa, cobrindo todo o prato, coloque o feijão fradinho e por cima, 3 ovos cozidos cortados em rodelas bem certinhas (constitue sua firmesa) por volta do prato. No meio coloque o miolo do alface.




Local das Oferendas : Rios ou Nascentes
Presentes Prediletos
: Adereços, Espelho, Flores Brancas e Amarelas, Perfumes, seus Alimentos e suas Bebidas
Flores De tonalidade: amarelo, lírios de toda espécie, margaridas, flor-de-maio, amor-perfeito, madressilva, narciso, rosa branca ou bicolor.
Frutas Doces em geral: banana prata e ouro, laranja-lima, viti, sapoti, moranga, jabuticaba.

Bebidas Doces, ressaltando-se o: mel, água de cachoeira, água de coco, champagne, suco de suas ervas e frutas.Perfumes oriundos de suas plantas trazem ao portador um clima de romance, calma e mansidão.





Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

"Hoje é sempre o dia de fazer o melhor que pudermos. Amanhã, invariavelmente, é o dia de resultado de nossas próprias ações. (Agar)"

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial