No encontro realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo com o Ministro-Chefe da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - Edson Santos com Lideranças de Matriz Africana e Afro Brasileira de São Paulo, o ministro assumiu compromisso de se aproximar das insituições que representam administrativamente os terreiros tradicionais no estado de São Paulo. Lideranças religiosas de Matrizes Africanas de São Paulo (SP) se reuniram com o Ministro da Igualdade Racial - Edson Santos, nesta quinta-feira (25/02/2010), das 14h às 17hs, no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo. Na ocasião, foram discutidas ações para a melhoria da qualidade de vida das comunidades tradicionais de terreiro, além de medidas voltadas para a proteção da liberdade religiosa desse segmento. Após apresentação das propostas apresentadas brilhantemente pelo Sr. Alexandro da Anunciação Reis, subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais, varias lideranças poderão expor suas opiniões e propostas.
O primeiro a se pronunciar foi Pai Guimarães D’Ogum, como representante do grupo político Guerreiros do Axé, que após cumprimentos e saudações iniciais, onde fez questão de enaltecer o valor e importante trabalho que vêem sendo desenvolvido pela Egbomy Conceição de Ogun como uma das representes paulistas na Seppir. Focou em sua fala a distancia que existe entre as instituições governamentais (no caso SEPPIR) com as instituições oficialmente legalizadas e que de fato podem e representam as religiões de Matriz Africana no estado de São Paulo. Em sua fala focou ainda a necessidade de se valorizar as instituições e não individuais que falam em nome do coletivo, mas que representam somente seus interesses. Pois através das Associações e Federações os eventos terão maior visibilidade e participação, pois a comunicação é falha e nunca chega a tempo para que muito mais lideranças que de fato sustentam a comunidade possam dar sua opinião e se beneficiar do que seja possível.
Pai Guimarães se ofereceu para apoiar e ajudar na divulgação, colocando a disposição contato com mais de 2.600 casas na Grande São Paulo e mais de 3 mil do interior, assim como a lista quase que completa de Federações e Associações de todo estado, que passam de 60 instituições.
O Ministro Edson Santos em seu pronunciamento reconheceu as dificuldades, tanto de divulgação como a distancia e falta de contato com a maioria das principais instituições paulistas que representam juridicamente o povo de santo. E fez questão de frisar a importância da parceria e apoio oferecido. Na seqüência se pronunciaram Pai Miguel, representando ATUCAG, Pai Tenório da ABRATU,
Pai Carlos do Movimento Chega!!! onde todos focaram a mesma linha de raciocínio, mostrando coerência e união nos objetivos das mais atuantes da Umbanda e do Candomblé da atualidade, pois estas lideranças representam mais de 900 templos de todo o estado ligados a mais de 22 federações e associações de vários Municípios do Estado de São Paulo.
Estiveram presentes cerca de 300 pessoas ligadas a Umbanda e o Candomblé neste evento, com certeza este numero poderia ser 5 vezes maior se o comunicado não fosse feito de ultima hora e com tanto desencontro de informação.
Fonte: Redação Jornal do Axé
Roseli Roman
redacao@jornaldoaxe.com.br
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. |
0 Comentários:
Postar um comentário
"Hoje é sempre o dia de fazer o melhor que pudermos. Amanhã, invariavelmente, é o dia de resultado de nossas próprias ações. (Agar)"
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial